domingo, 14 de dezembro de 2014

Ak-9



AK-9
[[Imagem:|300px|center]]
TipoEspingarda/Fuzil de Assalto
Local de origem Rússia
Histórico de produção
CriadorMikhail Kalashnikov
Data de criação2006
FabricanteIzhmash / Kalashnikov
VariantesAK-103
Especificações
PESO3.1 quilos; 3.8 quilos com silenciador
Comprimento881mm
Comprimento
do cano
200mm
Calibre5,56mm
Alcance efetivo400m

''Leve e silencioso: assim é o AK-9, o último modelo do lendário fuzil de assalto Kalashnikov, produzido na fábrica russa de IZMACH (video) nos Urais, no centro da Rússia.
Dispara quase sem fazer barulho e pode atravessar até um colete à prova de balas”, disse um de seus projetistas, Alexei Dragunov, de 52 anos, enquanto apresentava o fuzil em um campo de tiros situado no meio de um bosque russo.
Em 2006, as forças especiais russas pediram à fábrica Ijmach, situada 1.300 km a leste de Moscou, que criasse um fuzil de assalto que unisse as virtudes do Kalashnikov tradicional e as das armas silenciosas, para poder utilizá-lo em missões secretas, segundo revelaram os diretores da fábrica.“É para as forças especiais, para as operações antiterroristas”, explica o diretor geral da fábrica Vladimir Grodetski aos jornalistas estrangeiros, convidados em ocasião do 60º aniversário do primeiro modelo da Kalashnikov, o AK-47.O AK-9 é equipado com um silenciador e dispara balas com um calibre de 9 milímetros, capazes de atravessar coletes à prova de balas. Pesa 3,8 quilos, um pouco menos que os modelos anteriores da Kalashnikov.“Ninguém mais fabrica isto”, disse Richard Jones, da revista especializada britânica Jane’s INFANTRY Weapons, referindo-se a este novo fuzil.Segundo o especialista, este tipo de modelo interessa cada vez mais por “razões táticas”. O AK-9 “poderá interessar a outras forças especiais no mundo, a unidades como os comandos”, explica.A arma está sendo examinada à espera da aprovação do Ministério russo da Defesa, os diretores da fábrica não querem mostrá-la. Os jornalistas estrangeiros foram autorizados a ver o novo Kalashnikov, mas não viram a arma “em ação”.A Ijmach fabrica por ano cerca de 100.000 fuzis Kalashnikov. Cerca de 900.000 exemplares falsos são fabricados no mundo, principalmente em Bulgária, China e Polônia.O preço de um Kalashnikov fabricado na Rússia é de 400 dólares (291 euros).IJEVSK, Rússia (AFP)''
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário